Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Fjords & Fossens

Ulvik, 5 de Agosto... no Sorfjorden

É complicado explicar apenas com palavras tamanha beleza quando se passeia por este país... Se Deus fez o mundo, esforçou-se mais quando desenhou a Noruega!

Bem, começando pelo principio, hoje o dia começou com um "solinho" nórdico pela manhã, mais precisamente 05:36... na realidade são poucas as horas nas quais realmente escurece, porque às 23:00 ainda se vê nitidamente a claridade do dia.

Partimos direcção Drammen, mais uma vez passámos uma ou outra vez em estradas "Pagas", mas maravilha deste país, as motos não pagam! A civilização tem destas coisa, vai-se lá entender o porquê :)

Drammen é uma pequena cidade com um porto e alguma industria, logo, muito trânsito, muita gente e nós não viemos cá para estar em confusões, por isso, cumprimos o trajecto no mapa à risca, e quando demos por nós, estavamos a entrar num tunel com 7.500 metros, e depois outro e outro e outro... Atravessavam montanhas, submergiam nos lagos e fiordes, um forma simples mas cara de encurtar distâncias! Mas o interessante é que os tuneis não são de todo normais, têm luzes com várias cores de quando em quando, iluminando de forma nada aleatória as paredes, projectando assim uma uma espécie de pinturas rupestres no interior do tunel. Tinha de vir à terra dos "Vikings" para ver isto :)

Enfim, depois de rolarmos a bom ritmo, entramos na estrada "40", nesta altura começa o espanto, os primeiros sinais de rochedos a elevarem-se mesmo ao nosso lado. A estrada merecia atenção, pelo serpenteado constante, mas a pasiagem também... decisões dificeis!!!

Chegando a Geilo (uma pequena Estância de Inverno), seguiríamos a estrada "7" até ao destino, Ulvik....


Chegamos num planalto maravilhoso, curva e contra curva, um sonho para qualquer motociclista! Poucos automóveis, paisagens fascinantes e tanta estrada por fazer... por fim, depois de uma curva normal, surge-nos mesmo à nossa frente uma parede rochosa com um pequeno riacho mesmo lá no fundo dos fundos... agarro-me ao travão, não poderia perder aquela imagem por nada, e tinha de a registar na minha máquina fotográfica (com GPS, para não haver dúvidas)! A formação rochosa era gigantesca, paredes verticais com quase 200 metros de altura, e lá em baixo uma linha de água  alimentada por duas cascatas, que de tão alto cairem, aquela humidade ficava a pairar dando um aspecto quase angelical, contrastante com a forma bruta de todo aquele cenário. Estávamos na VoringFossen, a queda de água mais famosa da Noruega, com 182mts de altura, dos quais 145mts em queda livre.. um espectáculo este nosso planeta.


VoringFossen 

Continuámos pela Rv7, e mais um ou outro túnel, de repente o SorFjorden (fiorde que banha Ulvik e se estende por mais de 90kms)... outra vez, agarrei-me bem aos travões da GSA, e parei mesmo ali... quatro piscas... tiro o capacete, e sem dizer uma palavra fico, apenas a olhar... e a pensar em palavras para descrever o que via! É impossível... Lindo, Bonito, Fantástico, não sei... a expectativa causada por todas estas palavras juntas, é fácilmente superada quando o vemos ao natural. As águas azuladas formam um espelho com tudo o que o rodeia, e por vezes custa distinguirmos onde começa ou acaba o reflexo!



Amanhã partimos para Geiranger, onde começa o famoso "Trollstigen" (Caminho dos Trolls)... apenas aberta entre Maio e Outubro, por causa das condições climatéricas.

Factos:
  • MOSS, NO - ULVIK, NO
  • 410KMS
  • 14 Paragens

P.S. Hoje foi levantado o "véu", e como que alguém nos dissesse... o melhor ainda está para vir! :)



4 comentários:

  1. Amigos,
    Folgo em saber que a viagem está a correr bem, e dentro do planeado, pelo que descreves, deixas um bichinho aqui a morder, pena a minha burra já estar em idade de reforma, mas temos seguido às vossas curvas pelo spot, vai mandando fotos e actualizando o blog, abraço aos dois, e continuação de uma boa viagem.

    ResponderEliminar
  2. Nuno e Vasco,

    Faço das palavras do Jace as minhas palavras.

    O Spot nesta altura já superou o site do Record e outros, tantas são as vezes que estou a acompanhar as vossas pegadas de 10 em 10 minutos.

    As descrições estão brutais, imagino ao vivo e a cores e em cima da minha GSA!!!

    Também folgo em saber que reduziram a kilometragem diária, o que vos vai permitir usufruir de outra forma dessas paisagens.

    Abraço e boas curvas para os dois

    ResponderEliminar
  3. Meus amigos!
    Tem sido sem dúvida a minha leitura de eleiçao de fim de dia nestas minhas vacances!
    Estou a deliciar-me com a emoção que imprimes os textos, sem dúvida absolutamente fascinante!
    Creio que posso dizer "o nosso muito obrigado" pois por instantes consegues transportar-nos para perto de vocês.
    Amigos continuem a vossa jornada maravilhosa que nós por cá vamos acompanhando!
    Um forte abraço!
    Bruno Piu Piu

    ResponderEliminar