Um dia de Agosto na Noruega, pode ser assim... muita chuva, rajadas fortíssimas e temperatura a cair até aos 7º. Avaliando pelas pessoas que vi de calções e t-shirts vestidas, o dia devia estar agradável, para nós... foi duro, principalmente a manhã.
Saímos de Ulvik, chuvia, mas a temperatura ainda era agradável, os habituais 16 ou 17 graus (mal imaginava que durante toda a viagem os termómetros iriam andar apenas num único dígito), tomámos a estrada para Voss, a vila que se tornou famosa por ter "supostamente" a melhor água do mundo, pelo menos demonstra esse orgulho no preço :). Uma vila normal, pequena, alguns autocarros com turistas (em maior número vêm-se chineses), e pronto... parámos um pouco à frente, para o café expresso, chávena de 330ml e como vir a Voss e não beber a água é como ir a Roma e não ver o Papa, lá fomos nós pagar 16€ por duas águas de 1/4 de litro. Saboreamos como se de um vinho se tratasse... só pode, aquele preço, não pode ser para "matar" a sede, terá que ser bebida como produto "gourmet".
A temperatura mantinha-se, a chuva teimava em não abrandar, mas os fatos lá se iam aguentando! Estávamos a caminho de Lom, com passagem por Flam (um pequena vila, muito peculiar e com vistas magnificas)... depois de termos feito mais meia dúzia de túneis, chegamos a Gudvangen, onde por acaso tem também um túnel enorme, e que nos daria acesso à estrada directa para Lom. Quando não é nosso espanto, e sem avisos, túnel encerrado!!! STOP, STOP, STOP... intercalados num placar gigantesco de led's. À boa maneira portuguesa, super indignados, encontramos o primeiro trabalhador que por lá andava, e pergunta-mos como é possível encerrarem um túnel e não existirem avisos a não ser no local! O senhor, um pouco indignado, reponde: houve um incêndio ontem e o túnel foi encerrado... como não tenho visto noticias, não sabia dos 58 feridos num tunel na Noruega, que por sinal até era aquele, no qual eu estava a refilar pela falta de informação :) enfim... percebi que no final da pseudo-conversa, as obras iriam demorar 7 dias! E nós não temos 7 dias para estar ali... por isso, conscientemente decidimos voltar atrás 46 kms, e tomar uma direcção alternativa. Contas feitas custou-nos 230 kms a mais do que o planeado... mas por sorte do destino, valeu bem a pena, por fizemos 2 estradas, que não estavam na rota e revelaram-se espantosas... curvas longas, sem automóveis, e sempre banhadas pelos fiordes! Que bom que é conduzir moto neste país!
Engraçado e no mínimo diferente, é ir calmamente na estrada, e de repente o asfalto termina, surgem umas faixas numeradas no chão e avistasse o Ferry com uma placa enorme e o mesmo número do que a estrada... pequenas coisas às quais não estamos habituados, e que ao visitar outros países, para além de todos os outros argumentos positivos, têm o dom de nos enriquecer...
A chuva hoje foi madrasta, castigou-nos até desistir, foram 11 horas contínuas sempre a chover! O vento era gelado, a temperatura não parava de cair (chegando o indicador da GSA a marcar 7º), resistimos até sermos obrigados a fazer uma paragem num café/abrigo de montanha e re-equiparmo-nos decentemente... (vestir primeira camada, forros dos casacos e calças e corta-vento calça e casaco...) e ficarmos de novo com uma cor nas mãos que não fosse o roxo.
Concluímos o dia com a chegada a Geiranger, pela estrada 63, antes do "Caminho dos Trolls" que iremos fazer amanhã... o cenário é quase surreal, cinzento dos enormes rochedos, azul marinho vivo, branco glaciar e um verde luxuriante que preenche todos os recantos e contorna todos o pormenores que a vista consegue decifrar! Como num sonho, parece que todos os elementos naturais são de uma dimensão para além da nossa, o que é grande, ainda é maior... o que é bonito, ainda é mais belo...
Factos:
- ULVIK, NO - GEIRANGER, NO
- 492KMS
- 18 Paragens
P.S. Amanhã vamos andar por terras de Trolls... Será que os vemos?
Hello rapaziada,
ResponderEliminarDurante o dia ainda pensei: "Estas duas Rolinhas andam para trás e para a frente, devem ter ido a um qualquer local mítico :)"
Afinal de contas, deram de caras com o túnel encerrado!!! E notícias que é bonito népias :)
Então já estão a saborear as temperaturas amenas e "humidade" norueguesas!!!
Grande abraço SÓCIOS
E eu ainda lixado da vida, porque que alminha de senhor tinham encerrado o túnel!!! ehehehe
EliminarAfinal tinham uma boa razão para isso, atrasou-nos o dia todo mas acabou por ser óptimo porque fizemos estradas que não estavam previstas... e são fantásticas!
Boas,
ResponderEliminarEntão já sentem o frio da Noruega, também se não fosse assim a viagem não valia a pena, não é só ir beber água e comer, gurmet, há que sofrer para lá chegar, por acaso já tinha comentado com o João que já estavam parados á muito tempo, deve de ter sido na altura que falavam com o trabalhador, bem amanhã continuaremos a ver vos pelo spot, e a aguardar pelo texto no blog, continuação de uma boa viagem