Acima do Circulo Polar Artico, em Bodo... ainda de dia, na recepção do Hotel Thon (...porque é o único sitio onde tem wi-fi)
Hoje foi um dia/manhã no qual que tiveram de ser tomadas algumas decisões relativas aos próximos dias na Noruega... Vamos pela estrada 17, uma estrada costeira magnifica da região de Helgeland, ou vamos directos a Bodo... Prós e Contras!!!
Se formos pela "17", só chegamos a Bodo amanhã e não vamos à Ilhas Lofoten. Se formos directos, são 700kms a rolar, não percorremos a "17", mas.... apanhamos o barco de manhã para as Ilhas, e percorremos de moto as ilhas todas (ligadas por pontes), e já vamos ficar a Narvik. As ilhas Lofoten são um dos dez "must see" da Noruega, dos outros 9 vamos passar em practicamente todos, excepto a Pulpit Rock em Stavanger, porque são 6 horas de caminhada, e com o tempo controlado não nos podemos dar a esse luxo. A decisão foi óbvia... sofremos hoje para deliciarmo-nos amanhã....! E arrancamos pela E06. Uma estrada que percorre a Noruega praticamente de ponta a ponta, de norte a sul! Equivalente a uma N2 em Portugal, mas com muito mais curvas, em muitíssimo melhor estado e praticamente sem carros :)
Sabíamos que ia ser estafante, mas tinha que ser, agora... perder as Lofoten é que não.
Até correu melhor do que estava à espera, não parámos muitas vezes, não fizemos muitas fotos :) mas delirámos com a estrada em si! Hoje foi um dia dedicado à condução. As curvas vinham umas a seguir às outras, ora subiam ora desciam... qual montanha russa! A estrada revelou-se um espanto, e o que nos consolava, é que o GPS marcava 695 kms para a chegada. Eu só pensava: óptimo... ainda tenho muitos kms para aproveitar bem este traçado.
A paisagem têm-se vindo alterar com a nossa subida direcção Nordkapp, deixamos os fiordes com aspecto "dantesco", encostas agressivas, aquelas cores que nos viciavam, e um silêncio apaixonante , para fiordes bem maiores, encostas a imergir ténuamente da água, e um manto de pinheiros cobrindo as montanhas! Diferente, mas igualmente hipnotizante. Estamos na Taiga, nome pelo qual é conhecido o conjunto da fauna e flora nda região sub-ártica... As coisas que aprendemos com as brochuras que estão sempre nos balcões da recepção dos hotéis...
Ou seja, foram várias horas em cima da moto, meia duzia de paragens, outras tantas fotos, e uns videos que a GoPro foi fazendo enquanto a bateria não morreu. Ficaram excelentes!
Já a uns míseros 118 kms do nosso destino vejo uma placa castanha.... "ARTIC CIRCLE"... o quê!?!? Parámos logo ali, eu tinha de sair da moto rapidamente e por os pés no chão, sentir o que é estar neste paralelo, uma linha imaginária, apartir da qual há pelos menos um dia inteiro de sol, e no inverno, um dia inteiro de escuridão... Estou no Circulo Polar Ártico, e vou atravessa-lo :)... ahahaha....Adorei, foi uma sensação de objectivo alcançado... Vá, só faltam mais meia duzia de kms, disse eu à minha GSA que, até a agora, tem-me tratado tão bem. Fotos da praxe e vamos embora, que já eram 20:00, e o frio era mais que muito.... e a fome, e o cansaço! ... e o combustível era pouco, tinha de aparecer rapidamente uma bomba de combustível... e aparecu, passados 35kms.
A chegada a Bodo, foi no minimo especial. Eram cerca de 21:30, o sol brilhava sobre o mar... a montanhas estavam douradas com a luz deste fim-de-tarde... foi bonito. Bodo, é uma cidade costeira, pequena, não muito interessante... mas tem uma marina muito peculiar, com uma série de pequenas (mas bem estimadas) embarcações de pesca e barcos de recreio... Principalmente, é onde se apanha o "ferry" para a viagem até às Lofoten... o dia de amanhã promete.
Factos:
- TRONDHEIM, NO - BODO, NO
- 712KMS
- 6 Paragens
P.S.1 - I Have Crossed The Artic Circle....!!!
P.S.2 - Hoje vi Alces e Veados
Boas noites meus amigos!
ResponderEliminarContinuam a deliciar-me com a vossa voy!
Seus marotos!!!
Forte abraço
Bruno Piu Piu
Oh piu piu!!!
ResponderEliminarE essas férias estão a ser boas?!
Grande abraço para ti e familia.