Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A Viagem Terminou....!!!


Depois de 20 dias de viagem, 11 países, quase 12.000 percorridos, mais de 200 horas passadas em cima da moto, 18 estadias em hotéis, 1 estadia a bordo de um cruzeiro e mais de 800 litros de gasolina consumidos por moto.... a viagem "uP to Nordkapp" terminou!


Com um misto de sentimentos tão díspares como a Alegria e a Tristeza (de ter chegado ao fim o percurso), a concretização e a necessidade de mais, a finalização e o começo de outro projeto... 


Numa palavra...  FANTÁSTICO!


A viagem correu muito para além das expectativas, mesmo as mais audazes não chegaram perto daquilo com que nos deparámos. 


Depois de entrarmos na Escandinávia, todo o esforço que teve de ser feito nos primeiros 2 dias (2600kms desde Aveiro a Hamburgo na Alemanha), foi esquecido, desapareceu e nunca mais foi lembrado ou comentado... os cenários rurais da Dinamarca, os lagos e o verde da Suécia, e as deslumbrantes paisagens da Noruega, que são tudo menos normais, excedem o comum da beleza à qual estava habituado... e como já referi neste blog, aumentou exponencialmente os meus índices e standards de beleza natural. Sempre soube que este país dos Vikings, dos Troles, das Luzes Nórdicas (Aurora Boreal),dos Sami e do Sol da Meia Noite , era bonito, já tinha visto fotos, reportagens e lido sobre o quão deslumbrantes conseguem ser os fiordes, seja com sol ou com chuva, toda a mística escondida atrás daqueles cenários mágicos e surreais, só se aproximam mesmo de um qualquer sonho que a nossa mente consiga desenvolver...  


No final dos 4.100 kms que fizemos desde Moss (no sul da Noruega) até ao Nordkapp, percorrendo toda a costa norueguesa, fazendo as mais idílicas estradas no interior, e chegando ao final de 10 dias ao Cabo Norte, o objectivo principal da viagem estava alcançado... e agora?! Com alguns exercícios de auto-motivação que íamos fazendo, já tudo o resto era secundário... o lugar estava ali, mesmo debaixo dos nossos pés e da borracha dos pneus das nossas super fiéis e incansáveis “burras”, 71º 10’ 21’’, as coordenadas com que tanto sonhámos, estavam agora no nosso GPS, bastando carregar na ícone “A Minha Localização” :)


Ir ao Nordkapp.... é no mínimo... Especial!!! O ponto mais a norte da europa alcançado por terra e por estrada.


Uma autêntica peregrinação, partilhada por milhares todos os anos, de carro, moto, bicicleta, auto-caravana, não interessa o meio de transporte que se adopta, o importante é partir e um dia lá chegar... a sensação é indiscritível... num sorriso calmo, transmitimos toda a serenidade que sentíamos naquele momento, não nos apetecia falar, nem pular... a excitação dos últimos 100kms, rapidamente se transformou num momento muito único que só cada um de nós o consegue descrever como sendo seu...


É verdade, que não fomos só nós... muita gente, muitos viajantes já fizeram esta viagem, subindo mais por Oeste ou mais por Este, são muitas as motos que todos os anos se dirigem ao Nordkapp, umas com mais e outras com menos dificuldade, ninguém desiste, o espírito de aventura está lá e cheio de força... Porém, não importam todos os outros que já foram ao Cabo, eu fui, e esta foi A Minha Viagem!!!

Preciso de agradecer todo o apoio dado pela minha familia que partilharam toda a preparação e de todo o nervosismo da viagem.. um muito obrigado! beijinhos :)



Em tom de agradecimento, preciso de aqui apresentar as empresas que nos apoiaram nesta aventura,  o seu contributo foi bastante importante para todo o bom desenrolar da viagem.

  • PHILIPS
  • FLASH
  • BMW AVEIRO
  • DIÁRIO de AVEIRO
  • GLICINIAS PLAZA
  • BENOG
  • PRIMUS VITÓRIA
  • MINDTROOPER
  • M&A DIGITAL
 P.S. Ainda não sei qual será a próxima... mas com toda a certeza que existirá, e agora o patamar está mais elevado :)

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Home Sweet Home...

21 de Agosto.... Aveiro...! :)

DEPOIS DE 20 DIAS E 12.000 KMS....  CHEGÁMOS!!!

GALP da A25 - Aveiro


P.S. Amanhã faço um "post" em condições... hoje é para matar saudades :)))

terça-feira, 20 de agosto de 2013

O sempre impressionante Guggenheim em Bilbao

20 de Agosto.... Bilbao, País Basco...

Pronto, é como se já estivesse em casa... não que considere Espanha como "casa", longe disso, mas depois de tantos milhares de kms de distância que estive do meu país, que estar a pouco mais de 450kms das fronteiras lusitânias já me dá a sensação de estar em casa. :)

Enfim, a viagem está acabar... Mas!!! Calma... it ain't over till the fat lady sings... ou seja, só quando pisar o chão de minha casa e ter a minha GSA na garagem bem arrumadinha, é que sim... a "Up to... Nordkapp" terminou.

Hoje o dia desenhou-se quase como o "canto do cisne" da nossa viagem... está acabar, mas ainda mostrou que decorre, ainda impressionou e causou espanto, primeiro de manhã pelas aldeias de vilas que passámos em França, os castelos, as quintas da antiga nobreza, os palácios e palacetes... tudo muito bem mantido e super bem enquadrado naquelas enormes extensões de vinhas... eu imagino como se sintam os moradores e residentes daquelas mansões. Acordar no meio daqueles quadros naturais é um privilégio que poucos têm... e quem os têm deve certamente apreciar. :)

Muito sol... muito calor... e muito trânsito.. foi assim o nosso dia ao longo dos 778kms que percorremos entre Moulins e Bilbao. Uma manhã espectacular, por entre vales e serras numa combinação quase viciante de cores entre os roxos e os verdes mais verdes... um espectáculo lindo e apaixonante... as paisagens de hoje hipotecaram os meus preconceitos adquiridos em algumas passagens pelas terras D'artagnan. Conhecia em França os pontos turisticos, como Paris, Bordéus, Riviera Francesa, St. Tropez, Alpes, etc... mas fora os aglomerados, tinha visto pouco, por quando aqui passo, não sendo de avião, desloco-me pelas auto-estradas, e hoje vi (e gostei) do campo, da paisagem rural...










Fomos parando, fomos petiscando.... o calor apertava cada vez mais! Até quando entrámos na auto-estrada E70 e os indicadores da GSA marcavam 34º... ehehe! Já não sentia esta temperatura há 20 dias :)... e para ser sincero, não soube bem! Conduzir moto com estas temperaturas é tudo menos confortável... então com um fato de gore-tex vestido!!! Parece que vamos num banho turco móvel, mas sem duche de água fresca ao lado...

Levei o depósito da GSA até aos vapores... cismei que só atestava a moto em Espanha, primeiro por é bastante mais barata, e depois porque detesto as confusões do mês de Agosto nas áreas de serviço em França! E assim foi... devagar, sem passar os 120kms... consegui fazer quase 540kms com um depósito... E ainda cheguei à primeira Cepsa depois da fronteira com 82kms de autonomia. Foi bom para as médias que temos feito.

Às 20:12 chegámos a Bilbao, adoro o País Basco, organizado, bonito, uma Espanha diferente... apontei o GPS ao Guggenheim... e foi com o museu do meu lado direito que entrámos na cidade, lindo... com o sol alaranjado a incidir em todo aquele complexo enredo de placas curvadas que formam a estrutura exterior do museu... logo a seguir, o Museu Marítimo de Bilbao com uma série de exposições exteriores feitas com âncoras, gruas, contentores e outros items relacionados com o mar...

Museu Guggenheim






A primeira preocupação, como sempre... encontrar sitio onde dormir! Desta vez só à terceira é que conseguimos, os outros estavam cheios!..

Nota alta para esta cidade que merece mais visitas de fim-de-semana.

Factos:
  • MOULINS,FR - BILBAO,ES
  • 778 KMS
  • 6 Paragens

P.S. Last day... coming up next!!!






segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Hotel de Paris em Moulins

19 de Agosto... 

...no meio de França, na pequena e pacata cidade de Moulins... Muito francesa mesmo!

Mais um acordar num país diferente, num hotel diferente, cheiros diferentes... o mesmo tempo! Chuva... Mas que mês de Agosto é este?? Chuva, aguaceiros e trovoada... de quando em quando, um tímido e enfezado sol, dá o ar de sua graça... Mas não foi nesta manhã! Nesta manhã, mesmo no país das grandes e anónimas contas bancárias estava a chover como nos outros anteriores.

Rotinas matinais feitas... e vamos nós buscar as motos a um parque fechado a uma centena de metros à frente do hotel. Pena não nos lembrarmos que neste país rico, as máquina de pagamento dos parques de estacionamento funcionam com Francos e não com Euros! Volta a subir os dois pisos do parque e vamos ao Santander (mesmo ali ao lado) levantar CHF's... como não vimos máquina alguma de multibanco, entrámos e perguntámos... eu não falo alemão ou francês.. por isso: Good Morning, Do you have an ATM machine??! Olá bom dia... Não, mas a 100 metros na rotunda têm uma... O quê??! há séculos que não ouvia falar a língua de Camões.. e como foi bom ouvir!

Patriotices para cá e para lá... de onde são? de onde vêm? etc.... despedimo-nos e fomos tentar a nossa sorte na ATM do banco UBS AG... e conseguimos! Voltámos para o parque de estacionamento, e quando não é o nosso espanto, a máquina não aceitava notas de 50CHF (apenas 10 e 20).... eu não me acredito... e agora!? Voltamos a subir os dois pisos, até ao supermercado mesmo ali! Uma pseudo simpática senhora da caixa, disse logo: não posso trocar, tem de comprar alguma coisa (que simpatia...)... agarrei em 6 bananas que estavam mesmo ali e comprei... Finalmente tínhamos as notas necessárias para pagar o estacionamento e tirar as coitadinhas lá de baixo, que já deviam estar a desesperar de tanta confusão. Eu pelo menos estava!!

Fizemo-nos à estrada... Zurich, Berna, Lausanne, Genéve... Alpes ou Não Alpes??... Os Alpes estavam mesmo ali, primeiro os franceses e logo ao lado os italianos... Mas não havia tempo, a chuva mantinha-se co força, e os Alpes merecem mais que uma simples passagem... Tem de ser um passeio dedicado... Um dia!

A meio dos 642kms que hoje fizemos, SOOOLLLLLLLL!!! Finalmente, para os lados de Lyon, fez-se luz, com nuvens.. mas já se via o azul do céu e o sol bem lá em cima a brilhar! São já os bons ares da Península Ibérica...

O definido para o dia de hoje era: estamos a cerca de 2.000 kms de casa... vamos andando, quando estivermos cansados paramos. E foi... estávamos já "sem posição nas motos", quando aparece a placa verde "Moulins 59"... pronto, Vasco, é já aqui... apontamos ao centro e logo se vê.

Entramos em Moulins, bonita.... calma e sossegada! Vimos ao longe uma catedral, e.... é para ali que vamos, ao pé das catedrais há sempre hotéis! ehehehe.... e foi mesmo. Quando saímos da rua que nos trouxe até à catedral, damos logo de frente com o Hotel de Paris, 4*, placa dourada ao lado da porta "Chateaux & Hotels Collection"... hummmm... Vasco, isto vai por o nosso budget no vermelho... Mas OK, vamos lá ver! 155€... 140€.... finalmente passa para os 120€ com pequeno almoço incluído. Boa! Excelente.. óptima escolha... boa recepção... quarto enorme... e um delicioso bife tártaro, como já não comia há muito tempo... os expressos é que deixam sempre muito a desejar, mas enfim.. já se sabe disso quando se sai de Portugal.




Amanhã... nossa vizinha Espanha e depois casa... :)))

Factos:
  • ZURICH,CH - MOULINS,FR
  • 642KMS
  • 4 Paragens

P.S. Os Anakee 3 da Michelin têm-se aguentado bastante.. supreendem pela positiva! 11.000 kms e ainda têm rasto visível! :)





Suiça... o Banco do Mundo

18 de Agosto... Zurich... Cantão Alemão... Suiça...

Já são "A Potência Europeia"... Já são aqueles que nos "emprestam dinheiro"... e ainda ouvem a sua língua em 17 dos 26 cantões suiços! Puxa... que coisa. Ao menos, a maior parte do dinheiro que está naquele país não é alemão. E isso deixa-me contente :)... Toma lá Dona Angela M.!

Pronto... já passou!

O dia de hoje, com chuva (claro).. passou-se muito bem... o despertador tocou mais tarde, o que nos deu algum descanso extra... queríamos ir ficar a Zurich (para ver como estavam as contas... :)) ehehehe. Tínhamos pela frente quase 1000kms, mas OK, estávamos bem, sem sono, e mesmo que chegássemos tarde ao hotel, não havia problema porque não iríamos visitar nada na cidade.

E assim foi... nacionais e auto-estrada (50/50)... cruise-control nos 140km/h... e no meu caso, punho a 3/5 (é assim.. moto que é moto, não precisa dessas coisas de assistentes de velocidade de cruzeiro)... não é GTL???

Invejas e conforto à parte :)... a viagem correu lindamente, íamos preparados para o mau tempo... fizemos as paragens normais... abastecimentos (mais ligeiros agora do que na Noruega a 2.13€ ltr), um snack ou outro, WC e um cigarrito nas horas vagas :)

As auto-estradas alemãs, tem uma coisa boa (para além de não se pagarem portagens)... vêm-se realmente os bons carros a fazerem figuras de bons carros que o são... Porsches, Ferraris, Lamborghinis, Chevroletes Camaro e outras "Bombas" a fazer efectivamente barulho com aquelas centenas de cavalos de potência a cantar bem alto (vantagens de não existir limite de velocidade)... os outros?!... bem, os outros são como em Portugal, mal se ouvem... apenas deslizam na estrada.

À medida que nos aproximávamos da Suiça, a chuva abrandava... até que parou mesmo... e começou de repente a ficar um calor, até que quando eram aproximadamente 21:00, estavam 26º de temperatura... deve ser o micro-clima Alpino.

23:42.... na porta do Mercure Stoller Zurich... entramos, perguntamos a disponibilidade dos quartos, etc... e preço! 160€ sem Breakfast....?!? Como?? Espere aí... Roaming de Dados "ON"... App do Booking no iPhone, e..... 105€ com Breakfast... :) consegui fazer a reserva às 23:58, ou seja, VÁLIDA! ... e o simpático senhor da recepção foi obrigado aceitar o preço e instalar-nos no quarto por 105€ e com pequeno almoço incluído. AHAHAHAHAH... que soube tão bem.:)


FACTOS:
  • STENDAL, DE - ZURICH,CH
  • 934KMS
  • 6 Paragens

P.S. HOJE FIZEMOS 10.000 KMS DESDE QUE SAÍMOS DE AVEIRO :)




Alemanha de Leste...

17 de Agosto... Stendal, Alemanha.

.....chuvinha boa para não nos esquecermos dela!

Acordámos como sempre cedo, mas desta vez, quase uma obrigatoriedade... pois tínhamos de entrar no ferry das 11:15 (check-in 30 minutos antes),  e são 176 kms que separam Copenhaga de Gedser, percurso onde seria esperado muito, mas muito trânsito, por ser Sábado, por ser inicio de férias para muita gente, e por ser uma estrada principal para quem se desloca direcção sul.

Pequeno almoço confuso... primeiro não havia leite frio (como consigo eu comer os meus cereais sem leite frio), finalmente voilá.. Cold Milk 0,5 Fat... agora falta a colher... é engraçado, tomo pequenos almolços em hoteis desde a minha infância, e comentei algumas vezes com o meu amigo Vasco, por onde temos andado, nunca encontro nada à primeira... é o sumo que não o vejo, os pães que estão longe de tudo, ou seja, parece que alguém chega ali e despeja as coisas pelos vários cantos e depois quem vier que se entenda... enfim, passei quase 12 dias por aquelas bandas e nunca encontrei uma disposição acessível do pequeno-almoço...

Adiante...

Lá fora o tempo era pouco animador, chovia bem, o céu bem escuro... algo que desde que saímos da Noruega, é uma constante... o mau tempo!

09:00 - Gentlemen... START YOUR ENGINES!!! (que numa garagem soam sempre melhor, por causa do eco).... e arrancámos... por pouco tempo, porque no primeiro cruzamento! ..... o quê?? Outra prova de ciclismo... Mas o que é isto!? Hoje NÃO que nós temos pressa.. :)

Meia volta... e logo ouvi aquela voz de confiança... "recalculando".... "recalculando"..... e pronto.. maravilhas do Global Positioning System, aí vamos nós direitinhos a Gedser.... Tempo de Chegada: 10:58... ai ai, que vai ser mesmo à justa!! Não tínhamos margem para falhas ou mais bicicletas...

Quatro filas de carros, muita chuva, spray por todos os lados e a viseira a embaciar... óptimo! Vai ser uma viagem excelente.. só espero apanhar o barco... senão! Perdemos 4 horas à espera do próximo...

Mas como sempre Deus é grande... e logo passados uns 100 kms, a chuva acalma, o trânsito flui melhor, e conseguimos arrancar 10 minutos ao GPS, o que nos deu, para andar na nossa velocidade cruzeiro, chegar ao check-in do ferry, ainda conhecer dois simpáticos italianos que também andavam na luta e viajavam de regresso da Escócia (pela Dinamarca??...vai-se lá entender os italianos)... e entrarmos no barco, instalarmo-nos, tomar café e "curtir" o balançar durante duas horinhas... desta vez não ouve música porque o Ipod Shuffle estava sem bateria.


O nosso objectivo seria Munique... mas com o cansaço acumulado, poucas horas de sono e o calor que estava esta manhã... era pouco provável lá chegarmos a horas decentes... então decidimos! Andamos o que conseguirmos, e ficamos num qualquer hotel junto à estrada! E assim foi... Stendal é o nome da pacata cidade que nos irá acolher hoje.






Factos:
  • COPENHAGA,DK - STENDAL,DE
  • 426KMS
  • 8 Paragens (o sono era muito...)

P.S. Vamos ser obrigados a deixar países para trás... os dias não esticam... optámos ( ...e muito bem) em aproveitar mais as capitais como Estocolmo e Copenhaga... São Opções!!!...

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Outra vez Dinamarca...

16 de Agosto.... Copenhaga!

Hoje tomei o melhor pequeno almoço desta viagem, havia de tudo, e principalmente tudo estava muito bom... o sumo de laranja sabia mesmo a laranja, e não os "sintéticos" do costume... :)

Saímos perto das 09:00, "on-time" para fazermos os 676kms que separam Estocolmo de Copenhaga na Dinamarca. Foram demorados... Primeiro, começamos como de costume, pelas nacionais, mas demorámos quase 3 horas para fazer os primeiros 200kms. O trânsito era por demais, e não havia forma de ultrapassar porque também o era em sentido contrário. Alternativa: Auto-estrada.. grrrrrr... a evitar ao máximo!! Existiam imensas estradas em terra batida, ainda fizemos um troço de uma delas, mas não é a "praia" da GTL, são quase 400kgs de moto, que em terra a probabilidade de cair é mais que muita.



Ou seja, restava-nos apenas a dita auto-estrada, então não tivemos outro remédio e seguimos pela E4... 410kms... meu deus... eu ia a contar os metros, a minha GSA já se queixava por todos os lados... a GTL é rainha por estas bandas!

Depois de várias paragens por causa do sono, conseguimos chegar a Helsingborg, para apanharmos mais um ferrie que nos iria deixar na Dinamarca, depois até Copenhaga seriam apenas 41kms.




Copenhaga surpreendeu bastante, pela positiva... o GPS levou-nos até mesmo centro desta linda cidade, berço da "provavelmente a melhor cerveja do Mundo... Carlsberg". Parámos mesmo em frente ao Hard Rock Café (começa a tornar-se hábito) :), mesmo ali ao lado é o famoso parque de diversões Tivoli Gardens... e logo depois a principal Praça da Cidade, neste momento em obras, mas não deixa de ser interessante... Irei cá voltar com calma e alguns dias para visitar todos as atracções turisticas, que não são poucas! Incluindo um Zoo, vários castelos nos arredores e claro, o Museu Carlsberg, que expõe habitualmente vários autores de Arte Contemporânea... 







Depois de vir deixar as motos ao Hotel, a 5kms do centro, a falta de imaginação e também as horas tardias, levaram-nos mais uma vez ao jantar no Hard Rock Cafe, desta vez para umas deliciosas BBQ Ribs... deliciosas por sinal!


 



Amanhã, com imensa pena e já roçando a nostalgia ;) abandonamos a Escanadinávia... não sei quando, mas com toda a certeza voltarei, com a familia, para conhecer melhor algumas coisas vistas a correr que merecem toda a atenção e tempo despendido, foi também com toda a satisfação que fiquei a conhecer estes países, com características tão únicas, mas todos eles partilham uma fabulosa beleza natural...

Factos
  • ESTOCOLMO,SE - COPENHAGA,DK
  • 676kms
  • 7 Paragens

P.S. Amanhã entramos no Espaço Comum da Crise ;)

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Stockholm - City Sightseeing

15 de Agosto... no bar do Radisson a beber um copo de vinho branco!

Acabámos agora de chegar ao Hotel, e viemos até ao bar, até porque já fizemos um lanche suficientemente bom para dispensar o jantar.

Bem, o dia começou com um acordar bem de madrugada, mais precisamente às 04:50, hora em que o despertador tocou :( custou a perceber o que era aquilo, mas depois de abrir os olhos... realmente, não é todos os dias que se acorda dentro de um barco, com Estocolmo à vista através da janela do quarto... e estava lindo, iluminado com uma cor dourada.

Chegada ao cais de desembarque

Hora de acordar
O navio atracava às 06:10, por isso.... arrumar tudo à pressa dentro das malas... fechar as malas.... olhar para o lado e perceber que ficou ainda aquela meia de fora (como é normal..)... Grrrrr!!!... voltar abrir um dos sacos (qualquer um serve para o efeito :)), embrulhar a meia para não ocupar espaço e finalmente empilhar os sacos todos! Rapidamente vamos para o pequeno-almoço no deck 6... 05:30! 

Tomado o pequeno almoço, voltar ao quarto para conseguir colocar tudo aquilo ao ombro... é nesta fase que acordamos, pois o peso é tanto que não temos outro remédio :).... 06:10... 

Corremos até aos elevadores, CHEIOS!!! Ai ai... ainda por cima, as motos estão à frente, ou seja, empatamos as centenas de carros e camiões atrás de nós! À boa moda portuguesa: calma que isto atrasa-se sempre... pois!!! Mas isto não é Portugal, e se o barco atraca às 06:15... às 06:14 estão já todos os carros com os motores ligados... e as nossas "burras" ali sozinhas sem os donos em cima, que vergonha!

Bem, com os sacos a bater num e noutro carro (nada que um "excuse me" com uma cara de infeliz não resolva), lá chegámos as motos... e saímos!

Desembarque...


Estávamos na Suécia.... outro país, outra cor, outra luz... Estocolmo, bonita cidade... jovem e cosmopolita, com perto de 1 milhão e meio de habitantes, imensos canais e estreitos, concedem à cidade um aspecto marinho... o arquipélago de Estocolmo é composto por cerca de 24.000 ilhas e ilhotas, algumas desertas, que fazem as delicias dos habitantes no Verão.

Hotel???? Booking.com, como sempre, promoções?? Não há... ver hoteis com garagem e perto do centro claro! Radisson Blu Waterfront.. no limite do budget, mas a necessidade define o preço, regra chave no Marketing. 



Claro que às 06:40 da manhã nenhum hotel faz o check-in a niguém! Outra vez caras de infelizes... pleeeaaaaase!!!! E a senhora cedeu, apenas estivemos uma hora e um quarto, na porta do hotel à espera! Até soube bem, apanhar com aquele "solinho" matinal...



O que se faz numa cidade nova, quando apenas se tem um dia para a visitar...?!? 
SIGHTSEEING Tour Bus, que é como quem diz, ver as coisas mais importantes da cidade num autocarro sem tecto, temos direito a um auricular onde uma voz em 16 linguas (excepto o português) explica-nos o que estamos a ver e para onde devemos olhar... e como pagamos o dia inteiro, podemos sair e voltar a entrar nos autocarros da companhia, sempre que queremos...num dos pontos paragem.

 
SIGHTSEEING:





Parque de Diversões - data de 1887

Canal Principal


1º McDonald's na Suécia








Vasa Museum

Gustaf Vasa, 1º Rei Vasa - Esculpido em Carvalho






Cruzeiro "Costa Luminosa"

Centro de Conferências



E assim foi... sightseeing até às 17:00, e estratégicamente saímos perto do Hard Rock Cafe, onde fomos comer uns "Burguers" e beber duas Guinness.... Não poderíamos sair de lá sem as compras habituais no Hard Rock, t-shirts, ímans para o frigorifico, e um isqueiro Zippo para a colecção.



Amanhã, vamos ficar a Copenhaga!

Factos
  • TURKU, NO - STOCKHOLM, FIN
  • 11 horas no Mar Báltico

P.S. Bonita cidade, nota máxima... mereceu um autocolante da cidade na top case da minha GSA